Família de Nelson Almeida Taboada na Bahia

Já está pronto o livro que Ubaldo Marques Porto Filho, materializando um projeto da Academia dos Imortais do Rio Vermelho (Acirv), escreveu sobre um clã familiar de grande prestígio no Rio Vermelho do século passado. “Família Taboada na Bahia”, este é o título da obra, resgata e perpetua a história de José Taboada Vidal, imigrante espanhol que desembarcou no Porto de Salvador em 22 de novembro de 1892, quatro dias antes de completar 15 anos e órfão de pai desde os oito.
Levado imediatamente para trabalhar no Rio Vermelho – primeiro balneário turístico da Bahia, que se encontrava em plena fase de crescimento –, aí se destacou pela força laboriosa. De simples balconista no armazém de um patrício, o adolescente nascido em 26 de novembro de 1877, no povoado de Limeres, município de Cerdedo, na província de Pontevedra, transformou-se num bem-sucedido comerciante, dono de dois importantes estabelecimentos no Largo de Santana, o Armazém Rio Vermelho e a Confeitaria Oceânica.
Homem de vida honrada, gozou de muita estima e respeito no Rio Vermelho, onde existe um logradouro em sua homenagem, a Rua José Taboada Vidal. A construção da atual Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana somente foi possível graças ao seu incondicional apoio. O grande benfeitor do Rio Vermelho exerceu o papel de comandante e fiador das obras.
José Taboada deixou filhos, netos e bisnetos que também alcançaram relevantes êxitos em suas atividades profissionais. O livro registra tudo e todos. É uma publicação pioneira, a primeira que surge no Brasil biografando membros de cinco gerações de uma família galegobaiana.
O autor conheceu do patriarca ao seu sexto trineto, Pedro Pinheiro Lisbôa Taboada, nascido em 5 de maio de 2006.
A apresentação do livro coube a um ilustre membro da colônia galega na Bahia, o empresário Reginaldo Trigo Carreiro, ex-presidente da Associação Cultural Caballeros de Santiago. O prefácio é de autoria da Lise Weckerle, também empresária e ex-presidente da Associação Comercial da Bahia. É prima carnal de três netos de José Taboada Vidal, que faleceu no Rio Vermelho, aos 89 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem da Família Taboada

Perfil Biográfico de Nelson Taboada em site de escritor