Dia Municipal do Caramuru
Reprodução Tribuna da Bahia
por
Roberta Cerqueira
Publicada em 05/10/2011 23:04:01
Uma noite voltada à cultura marcou as comemorações do Dia Municipal do Caramuru e Dia do Rio Vermelho, celebrados ontem, na Associação Hispânico-galega Caballeros de Santiago. Caramuru é o nome tupi de Diogo Álvares Correia, náufrago português, descobridor do bairro e co-fundador da cidade de Salvador. Palestras, lançamentos de livros, coquetel e um show folclórico galego integraram os festejos.
“É sempre importante resgatarmos a rica história do Rio Vermelho, um bairro que, inclusive, conta com diversos casarões que constituem um acervo arquitetônico importante na nossa cidade. E, cinco séculos após a sua fundação, o Rio Vermelho se consolidou como um bairro com uma vasta cultura. Portanto, nada mais significativo do que homenagear o seu fundador”, frisou o prefeito João Henrique Carneiro, presente na celebração.
O economista e empresário, Nelson Almeida Taboada abriu a noite com a palestra “Memorial Caramuru”, seguido pelo historiador Ubaldo Porto que abordou os “502 anos da Chegada de Caramuru”. A noite ainda contou com a contribuição do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem da Bahia (Abav-Ba), Pedro Galvão, com o tema “A Importância do Caramuru no Turismo Histórico”, sendo encerrada pelo presidente da casa, Santiago Campo, com “O Projeto Caramuru”.
O deputado espanhol Severino Requera Varela, da província de Pontevedra, da Galícia – região autônoma da Espanha – também esteve presente no evento. Vice-prefeito do município de Pazos de Borbén, o deputado veio representando o governo da Galícia.
Na ocasião, Taboada lançou os livros “Discursos, Arti-gos e Palestras” e “Proyecto Caramuru Gallego”, este último, escrito por ele e outros quatro autores: Ubaldo Porto, Pedro Galvão, Santiago Campo e Maribel Amoedo.
Um coquetel, promovido pela Casa de Cultura Carolina Taboada, fechou as comemorações da noite.“Me sinto orgulhoso de participar de um evento como esse, pois, esta casa é voltada para o fortalecimento das atividades culturais integradas ao bairro do Rio Vermelho bem como todos os movimentos religiosos e filantrópicos de outros bairros”, destacou Taboada, que é presidente da Casa de Cultura que leva o nome de sua única filha.
O Dia Municipal de Caramuru, foi instituído pela Lei 7.774, sancionada em 15 de dezembro de 2009, pelo prefeito João Henrique Carneiro. A data também é o Dia do Rio Vermelho e marca calendário festivo da cidade.
Comentários
Postar um comentário